Disco de Corte: O que são? Qual é o melhor para o serviço?

Tendo observado uma grande dúvida de muitos clientes em relação quanto a diferença entre discos de corte normal e o super corte. Basicamente seria um o disco grosso e o outro o fino, respectivamente. Querendo saber, precisamente: Qual é melhor para cortar? Decidi correr atrás de alguns artigos que pudessem explicar essa diferença que faz um “fusoê” (gíria sul-matogrossense) na cabeça de qualquer consumidor na hora de comprar.

    Então, segue abaixo, alguns curiosidades que podem ajuda-lo em seu serviço.

 

1) O que são discos de corte?

   

Discos de corte são ferramentas descartáveis usado em lixadeiras ou equipamentos estacionários para cortar uma variedade de materiais – de ligas metálicas (aço, aço inox, alumínio), até madeira, pedra, concreto e outros materiais. Eles são redondos e finos, como um CD ou DVD. Eles são basicamente divididos em discos de corte clássicos (normal) que  usam uma resina sintética em volta como uma capa de caderno, ou podem ser discos diamantados. Estes pequenos artefatos que nos ajudam muito, foram inventado, porque algumas vezes era impossível cortar um material específico ou o serviço era muito exigente em relação a tempo ou custos. Discos de cortes permitiram uma grande mobilidade, facilidade de uso e disponibilidade.

 

2) Como são usados os discos de corte?

 

Discos de corte são usados ao serem instalados nas lixadeiras ou equipamentos estacionários e podem cortar o material necessário como tubos de aço, hastes de aço inox, perfis de alumínio. Etc.

Ao contrário de cortar com faca ou tesouras, cortando com um disco de corte causa redução no comprimento total do produto. Isto acontece porque o corte com os discos realmente remove material de um determinado  ponto para fazer um furo que separará o produto em pedaços do comprimento desejado, ou seja, se você tem uma barra de aço de 6 metros, e decidir cortá-la em vários pedaços iguais, e colocar todos pedaços juntos novamente e medir, notará que não dará mais os 6 metros. 

Se nós pegarmos um lixadeira de mão e lixar o mesmo lugar inúmeras vezes, nós conseguiríamos o mesmo resultado. Isto significa que o processo de corte é, na verdade, um afiamento extremamente rápido do material (várias rotações por minutos) em uma área muito pequena (0.8 até 3 mm).

É importante notar que este método de corte pode criar muita fricção que desenvolve alta temperatura no ponto de corte que pode desencadear mudanças indesejáveis na estrutura e nas cores. Para prevenir isto, é aconselhável usar o disco mais fino possível, e cortar com cuidado para que o produto não seja aquecido.

 

3) A influência da espessura do disco no corte

 

A espessura do disco tem um crucial impacto na velocidade e qualidade do corte. Em teoria, você também pode cortar com discos de desbaste. A única questão é com quanta força, tempo e material irá desperdiçar. (No caso ideal, onde a lixadeira ficaria fixamente em 90º, sem contar com o leve inclinação seja para esquerda quanto para direita).

Quanto mais fino o disco é, mais preciso e rápido será o seu corte. Menos material está sendo utilizado e a probabilidade de faíscas é bem menor, e a temperatura será consideravelmente menor em relação os discos de corte normais (3,00mm).

A espessura de 3,00mm foi o padrão por vários anos. Era grosso o suficiente para suportar os requisitos de segurança e o esforço lateral (o que dá até confiança para o serralheiro inclinar a lixadeira, e lixar o material), mas também era fino suficiente para um corte razoável. Desde que os discos de desbaste começaram a ser produzidos na espessura de 6,00mm até 12,00mm, A espessura de 3,00mm provou ser ideal para o corte.

A tecnologia dos abrasivos progrediu, e a inovação começou. Então a espessura dos discos começaram a ser reduzidas para 2,5mm; 1,9mm; 1,8mm; 1,5mm; 1mm; 0,8mm. Hoje, não há razão para a desconfiança que ainda existe em relação aos discos de corte fino (Ou como são chamados na loja, ”super cortes”). Então, vamos aos pontos mais interessantes para saber qual disco vamos escolher:  

 

   As vantagens de usar o disco de super corte (1,00mm de espessura), comparado ao clássico de 3,00mm

 

- Usa menos material

- Espessura de corte de 1,05 a 1,3mm contra 3,15 a 3,50mm

- menos vibração

- Menor aquecimento do material

- menos faíscas

- produz menos odores

- Corte mais rápido (Mais produtividade)

- o serralheiro não precisa usar muita força ao cortar

- fácil de controlar o corte

 

Tudo bem, mas existe alguma vantagem dos discos de corte normais (3,00mm) em relação aos super cortes. Vamos relacionar elas aqui.

 

As vantagens do disco de corte normal (3,00mm) em relação aos disco de super corte (1,00mm)

- Vida útil ligeiramente mais longo (dependendo do fabricante).

- Preço menor.

Preço menores para os discos mais grossos vai depender do fabricante. 

 

    Portanto, fica bem evidente o quanto o disco fino pode ser superior ao disco corte grosso em questão de precisão e velocidade na hora de realizar o seu serviço. Então, aproveite e dê uma olhada no nosso estoque de discos: 

 

 

    ------ Artigo Original: http://e-metallicus.com/en/useful-information/tools/7-essential-facts-you-have-to-know-about-cutting-discs.html                                                                                                                                                   

Outras Notícias

Receba notícias
no seu email

© Copyright 2017 I Todos os direitos reservados.